Vivo vai encerrar a telefonia fixa? Entenda o que muda a partir de 31/12

Mudança no regime de concessão não significa fim da telefonia fixa. Vivo mantém o serviço e prevê migração gradual para novas tecnologias; saiba o que muda

A Vivo não vai encerrar o serviço de telefonia fixa, apesar do que sugerem títulos enganosos de matérias que circulam na internet desde segunda-feira (16). A publicação de conteúdos do tipo ganhou força nas últimas 24 horas e levou a um aumento repentino nas buscas por termos como “Vivo encerra telefonia fixa”, segundo dados da plataforma Google Trends. Na verdade, o que ocorre é uma migração regulatória, divulgada meses atrás, sem impacto imediato para o consumidor.

A operadora vai migrar do regime de concessão para o modelo de autorização no Serviço de Telefonia Fixa, a partir de 31 de dezembro de 2025. A mudança foi oficializada em abril deste ano, em acordo com a Anatel, e deve abrir caminho para o investimento em novas tecnologias. Em relatório financeiro, a Vivo informa que pode obter cerca de R$ 3 bilhões com a venda de cobre e pelo menos R$ 1,5 bilhão na venda de ativos, como imóveis que abrigam centrais telefônicas.