Google Meet terá tradução em tempo real para os usuários brasileiros e plataforma de videochamadas também fará anotação automática das reuniões online; confira novidades
O recurso de tradução simultânea do Google Meet agora terá suporte para o português brasileiro, segundo anúncio feito durante o evento Google For Brasil 2025, nesta terça-feira (10). Anunciado inicialmente durante a Google I/O 2025, a novidade vai permitir conversar e compreender falantes de outras línguas mesmo quando o usuário não conhece idiomas estrangeiros. Durante a chamada, a ferramenta faz a tradução simultânea não só do idioma, mas considerando o tom e a emoção na fala. A seguir, confira mais detalhes do lançamento.
A ferramenta de tradução simultânea no Meet foi anunciada há apenas três semanas, no evento global da empresa. Inicialmente, a liberação ocorreu somente em inglês e espanhol, mas a expansão ocorreu rapidamente. Vale destacar que o serviço estará disponível em um primeiro momento somente para assinantes do serviço Google One (a partir de R$ 4,50 por mês) e, até o final de 2025, para os clientes corporativos do Google Workspace. Durante o processo, o Google tenta preservar as características da fala na tradução para a experiência parecer familiar e clara, a ideia é priorizar um certo tom de autenticidade.
Recurso ‘Anota pra Mim’
Além da atualização de tradução, o Google anunciou também a liberação do recurso “Anota pra Mim”, que permite fazer anotações de forma automática das videochamadas com um modelo baseado no Gemini Google, a inteligência artificial da Big Tech. A IA consegue compreender o assunto em discussão e, caso seja do interesse do usuário, ela pode sugerir ações em um resumo no Google Docs.
A captura das anotações é feita de maneira automática, assim que habilitada pelo usuário. O conteúdo é anexado no evento do Google Agenda para ser acessado sempre que necessário. O “Anota pra Mim” sugere inclusive tópicos de ações e próximos passos. Também é possível acessar uma função chamada “resumo até o momento”, caso o usuário entre na reunião após o início do evento e deseje recapitular tudo que foi debatido anteriormente ao seu acesso. O recurso também envia um e-mail com um link do resumo da chamada no Google Docs, logo após a reunião para o organizador.
Fonte: Techtudo