Firefox recebe atualização para corrigir brecha grave que permite instalar vírus no computador

15 de janeiro de 2020
15 de janeiro de 2020 admin1

Vulnerabilidade estava em componente que processa códigos em páginas web e obrigou navegador a ser atualizado dois dias seguidos.

A Mozilla lançou uma atualização de emergência para o navegador Firefox, eliminando uma falha de segurança que já estaria sendo explorada por hackers em ataques na internet.

O problema, que está localizado em um componente responsável pelo processamento de códigos em páginas de internet, permite que sites instalem vírus no computador das vítimas que acessarem uma página maliciosa.

A falha foi encontrada pela fabricante de antivírus chinesa Qihoo e obrigou a Mozilla a lançar uma atualização para o Firefox 72 apenas um dia depois de a versão ser lançada, na terça-feira passada (7). A versão corrigida é a 72.0.1, disponibilizada na quarta-feira (8).

A Mozilla não deu muitos detalhes sobre a vulnerabilidade. A página que detalha o problema está com restrição de acesso. No entanto, foi a própria organização que informou que “está ciente de ataques reais que abusam desta falha”.

O download deve começar imediatamente quando a janela for aberta. Depois, basta clicar no botão que aparecerá para reiniciar o navegador e concluir o procedimento.

Versão 72 do Firefox

Antes de receber a atualização para eliminar essa brecha, a versão 72 do Firefox já havia trazido algumas melhorias de segurança, graças a um reforço nas proteções contra rastreamento on-line e limitações nos pedidos de notificação.

Como já informado neste blog, a Mozilla conduziu um estudo mostrando que, para cada pedido de notificação que recebia uma interação positiva, 60 eram ignorados ou negados. Levando em conta esses resultados, a organização decidiu ocultar mais notificações a partir da versão 72.

O Firefox 72 tinha seu lançamento programado para dezembro, mas acabou sendo lançado só no dia 7 de janeiro.

FONTE: G1

, ,