A arriscada missão que tentará caminhada espacial

A arriscada missão que tentará caminhada espacial mais distante da Terra em 50 anos.

A missão espacial privada Polaris Dawn foi lançada com sucesso nesta terça-feira (10/9) a partir da Florida, nos Estados Unidos, a bordo do foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk.

Viajando nela está o também bilionário Jared Isaacman, fundador da empresa de processamento de pagamentos Shift4. Ele será o comandante da missão e espera realizar a primeira caminhada espacial com financiamento privado nos próximos dias.

Também a bordo da nave estão Scott “Kidd” Poteet, um piloto aposentado da Força Aérea dos EUA, e duas engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.

A espaçonave, chamada Resilience, chegará a 1.400 km acima da Terra. Nenhum ser humano chegou tão longe desde que o programa Apollo da Nasa terminou na década de 1970.

Os astronautas passarão por uma região do espaço conhecida como Cinturão de Van Allen, que possui altos níveis de radiação, mas a tripulação estará protegida pela nave e seus trajes espaciais recentemente modernizados.

Passar através do cinturão vai expô-los ao equivalente a três meses da radiação a que estão expostos astronautas na Estação Espacial Internacional, o que está dentro de limites aceitáveis.

Um objetivo da viagem é estudar os efeitos a exposição à radiação relativamente curta, mas segura, tem no corpo humano.

A tripulação passará o segundo dia no espaço na altitude mais alta da missão, conduzindo até 40 experimentos, incluindo comunicação intersatelital a laser entre a espaçonave Dragon e a constelação de satélites Starlink da SpaceX.

Fonte:G1